quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Sobre transição capilar e vida natural




Já faz algum tempo que eu estou tentando mudar meu estilo de vida pra uma forma mais natural e simples, faço isso sem pressa, aos poucos, e ultimamente tenho pensado muito sobre os produtos que consumo e isso inclui produtos de beleza, alimentação e tecnologia.

Desde os meus 13 anos de idade uso produtos químicos para alisar meu cabelo, e já há alguns anos isso vem me incomodando, acabei me tornando escrava da vaidade, progressiva e alisamentos térmicos, dia desses até briguei com a minha irmã por conta da bendita chapinha, vê se pode xenty?

A verdade é que esses processos químicos fazem um mal gigantesco pro meio ambiente, pra nossa autoestima e para a tão preciosa saúde, como que algo que transforma a estrutura natural dos fios pode não trazer malefícios a médio e longo prazo? É algo para se refletir...

Por isso mais uma vez vou tentar passar pela transição capilar, que já é muito conhecida, a fase de abandonar os processos químicos e ir cortando o cabelo, até voltar a forma natural. Não é um processo rápido e nem fácil, já tentei inúmeros vezes e paro no meio do caminho, porque é um processo que mexe muito com a autoestima. É preciso pensar muito bem se você está no momento certo e contar com o apoio dos mais próximos é fundamental nesse momento tão delicado, é uma grande decisão, já faz tanto tempo que aliso o cabelo que nem sei qual é a forma verdadeira dos meus cachos.

Então porque a transição não deu certo comigo antes? Eu fiz um estudo de consciência e cheguei à conclusão que não deu certo antes porque eu simplesmente me abandonei durante o processo, minha autoestima ficou tão lá em baixo que não sentia vontade alguma de me cuidar, eu perdia a vontade até de sair na rua, me sentia tão desleixada que sentia vergonha de sair com o cabelo daquele jeito, alguns podem até pensar que é futilidade, mais pra uma mulher vaidosa olhar por espelho e ver o cabelo com duas texturas e com aparência de descuido é muito difícil.

Outro fator foi que eu pesquisei muito sobre o assunto e acabei radicalizando, muitas mulheres passam pela transição com muita garra e param com tudo, inclusive com o uso do secador e fazem o polêmico BC (grande corte) cortam toda a parte lisa dos cabelos e assumem cabelos bem curtos e naturais, mas pra mim isso não funcionou, eu simplesmente lavava o cabelo e amarrava num coque e isso destruía a minha imagem, o que funciona pra uns, pode não funcionar pra mim ou pra você que está passando pela mesma situação.

A minha escolha dessa vez não é só uma questão estética, tem a ver com saúde, consciência ambiental, auto conhecimento e identidade, cabelos lisos são lindos, mais os cacheados também são, hoje eu realmente me gosto e por me amar tanto não posso deixar que preconceitos e ditaduras estéticas me aprisionem, eu sou brasileira, descendente de negros e europeus e no meio dessa mistura eu nasci branca e de cabelo crespo e eu não vejo a hora de assumir isso. E se ninguém me apoiar? Ah eu não ligo, eu quero mais é ser feliz!

Eis algumas inspirações:





E aqui no meu cantinho eu vou compartilhar as minhas experiências, vai ser longa a caminha, mas vou fazer de tudo pra que o caminho seja menos tortuoso do que as últimas vezes. ..
E você? Também está fazendo algo pra mudar a vida? Está passando pela transição? Me conta, vamos dividir experiências.


Beijos e até mais...

2 comentários :

  1. Super apoio você assumir os cachos (mesmo eu sendo uma cacheada não assumida), o que eu penso é o seguinte; se você não está bem com você mesma, você tem que mudar. Agora se for por conta de outros não mude! Agrade você! E sei que irá ficar linda :)

    ResponderExcluir
  2. Eu me sentia bem de cabelo liso, mais sei lá, não me representa mais, não vejo a hora de ver cachinhos na cachola ..

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 Bunitezas Blog | Designed By Katon Design

Distributed By Blogger Templates | Designed By Darmowe dodatki